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Muitas empresas deixam de avaliar o momento certo de investir em cada etapa de seu negócio. De acordo com a lógica da Comunicação Integrada, não adianta voce elaborar um website para sua empresa ou investir nas redes sociais, se você ainda não definiu um logotipo e uma identidade visual.
Assim como não devemos achar que tudo se resume ao Marketing Digital, existem outras frentes que podem trazer grandes resultados como, por exemplo, a participação em eventos.
Avalie no slide abaixo em que etapa está em seu negócio e saiba qual o momento certo e em que se deve investir:
1 – BRAND, 2 – PRINT, 3 – SIGN, 4 – EVENTOS, 5 – WEB ou 6 – MARKETING DIGITAL.
Este é o momento da realização do seu sonho. Cada passo será determinante apesar de reversível, mas é hora de decidir com inteligência e razão.
O logotipo é a identidade da empresa, é a sua marca. O logotipo tem o objetivo de transmitir de forma sucinta e imediata a personalidade de sua empresa, os seus valores e deve ter uma relação de identidade com o público-alvo a ser atingido.
A identidade visual é composta pelas cores e formas que, associadas ao logotipo, criam uma percepção estética que tem como objetivo associar todas as peças publicitárias a uma só companhia.
O guideline corporativo é o documento que define as regras de utilização do logotipo, identidade visual, tipologia, escala de cores Pantone, aplicação sobre superfícies diversas, etc… . O objetivo do guideline é assegurar a manutenção de um padrão estético para que não se perca a identidade da empresa.
Identidade corporativa é o utilização de forma mais técnica possível do logotipo e da identidade visual, baseadas nas regras do guideline e tem como objetivo assegurar a manutenção da personalidade da empresa em todas as mídias impressas ou digitais.
É a hora de exibir a sua empresa para o mundo. O foco neste momento é manter a consistência obedecendo as regras do seu guideline para facilitar a memorização de sua marca no insconsciente coletivo.
Papelaria resume todos os documentos impressos utilizados pela empresa para comunicação com seus stakeholders (funcionários, clientes e parceiros comerciais). Exemplos: cartão de visita, papel carta, envelopes, brindes, etc…
A comunicação interna é a utilização de documentos criados pela empresa exclusivamente para comunicação com o seu quadro de funcionários. São documentos utilizados apenas nos ambientes internos e devem seguir à risca as regras do guideline corporativo.
Um projeto de criação de rótulos e embalagens deve adaptar as regras do guideline corporativo para a utilização do logotipo e identidade visual em materiais e situações específicas como por exemplo a competitividade em relação a outras marcas nas gôndolas e prateleiras.
A identidade visual para frotas de veículos e uniformes de funcionários também exigem uma adaptação das regras do guideline corporativo para aplicação em formatos, materiais e situações específicas como por exemplo a resistencia a intempéries do material escolhido no caso de adesivagem de frotas de veículos e as limitações físicas, conforto e psicologia da cor no caso de uniformes para os funcionários.
Se o seu negócio tem um espaço físico este é o momento de cuidar da apresentação do seu escritório ou loja através da sinalizando do ambiente, vitrines, painéis, letreiros e fachadas.
Um projeto de sinalização de ambientes define a estética visual dos espaços físicos ocupados pela empresa como escritórios, fábricas, participação em eventos, etc. Os projetos devem considerar à risca todas as regras do guideline e deve ter como objetivo principal a orientação dos transeuntes dentro destes ambientes.
O projeto de criação de letreiros e fachadas envolve a exposição do logotipo em ambientes externos e tem como principais focos a escala de alcance e visualização, a resistência e durabilidade contra intempéries do material utilizado, além da segurança dos transeuntes no local da instalação.
A criação de painéis em grande formato envolve todos os cuidados técnicos para a produção de arquivos gigantes em alta resolução e foca principalmente com qualidade final das impressões.
Os eventos são uma grande oportunidade de ser visto pelo seu publico alvo. Marque presença em feiras, exposições, seminários e produza eventos para apresentar seus produtos ou as decisões estratégicas de sua empresa para seus clientes, parceiros e funcionários.
Um projeto de identidade visual de stands para feiras e eventos é um projeto conjunto com o escritório de arquitetura parceira, que projetará e produzirá o stand para posteriormente receber a identidade visual seguindo todas as regras do guideline corporativo.
A participação da empresa em eventos, feiras e exposições exigem a transmissão de uma mensagem específica para o público. Estes projetos focam na clareza desta mensagem no palco e no ambiente do evento. esta mensagem geralmente é sazonal como o lançamento de um produto ou a apresentação de metas e decisões estratégicas para seus funcionários e parceiros.
Trata-se da criação e produção de apresentações de slides seguindo todas as regras de identidade visual definidas no guideline corporativo e foca sua atenção principalmente na memorização de mensagens através de impacto visual e na cronologia da apresentação.
A aplicação de logotipo e identidade visual da empresa em vídeos corporativos tambem exige a aplicação das regras definidas no guideline.
Hoje, a revolução digital exige que qualquer tipo de negócio tenha uma presença online. A internet é o espaço onde você vai expor o seu negócio para milhões de pessoas e aproveitar suas vantagens tecnológicas como interatividade, rápido acesso, comodidade e baixo custo.
O site corporativo é o principal cartão de visita da sua empresa na internet. Nele, o cliente pode encontrar todas as informações pertinentes ao seu negócio como o histórico, sua filosofia e seus valores, lista de produtos ou serviços oferecidos, acesso a loja virtual e outras ferramentas que permitem a interação com as principais redes sociais para a captura de novos clientes e relacionamento com os atuais. A produção de um site corporativo também deve seguir todas as regras de utilização da marca e identidade visual definidas no guideline da empresa e garantir o respeito às regras internacionais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Landing Pages são sites mais enxutos com poucas páginas que têm como objetivo apresentar produtos e serviços de forma individual ou em categorias. A produção da landing page foca principalmente em facilitar e acelerar o processo da decisão de compra do cliente utilizando as técnicas do funil de vendas de Marketing em suas CTAs (Call to Action).
Hoje é praticamente impossível para uma empresa não considerar a grande mudança cultural que envolve a compra e venda de produtos e serviços online. A produção de uma loja virtual porém, requer uma série de garantias e cuidados preventivos em relação à segurança destas transações comerciais e garantias de respeito às regras internacionais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Banners virtuais são ferramentas de propaganda que podem ser utilizados dentro ou fora dos sites corporativos. De acordo com cada briefing apresentado são consideradas principalmente o formato, o público-alvo e o impacto visual destes banners em relação à competitiva ação da concorrência.
O Marketing Digital é a cereja do bolo na comunicação de qualquer negócio. Nele são aplicadas técnicas de venda, persuação e otimização baseadas no funil de venda de Marketing adaptadas para o universo digital.
O SEO é a parte mais importante no Marketing Digital. Ele envolve uma série de técnicas que otimizam o site e ajudam a empresa a se posicionar de forma mais eficiente nos resultados das ferramentas de buscas como o Google. Outra parte importante do SEO é a utilização das ferramentas de medição de resultados como Google Analytics que são apresentadas ao cliente através de relatórios que ajudam as empresas a definirem suas decisões estratégicas.
A otimização da performance trabalha a eficiência na velocidade de acesso ao site da empresa. Esta avaliação é feita através de ferramentas de medição de performance como o GTMetrix e Google Page Speed Insight. O resultado desta avaliação se torna importante se considerarmos que ela influencia diretamente no posicionamento nos resultados de buscas do Google.
A geração de conteúdo é a utilização das técnicas de escrita como a eficiência ortográfica, a coerência, lógica e ordem cronológicas das informações que são utilizadas na descrição da empresa, e de seus produtos e serviços. Nos casos de e-Commerce, estes textos utilizam elementos de persuasão de acordo com as técnicas de vendas de Marketing no processo de vendas de um produto ou serviço. A geração de conteúdo também se torna importante para as empresas que precisam manter um relacionamento com seus clientes através de artigos para as redes sociais e blogs corporativos.
A produção de conteúdo para as redes sociais se tornou a principal ferramenta de divulgação das empresas, suas decisões estratégicas e a divulgação e venda de seus produtos e serviços através de campanhas virtuais. Redes de entretenimento como o Facebook, Instagram, TikTok além das redes de relacionamentos profissionais como o LinkedIn disponibilizam soluções de Marketing que ajudam as empresas a se manterem presentes e ativas junto a seus clientes e fornecedores na internet.
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